Pular para o conteúdo principal

Escondidos do Letterboxd

Muitos fã de cinema utilizam o Letterboxd, para logar filmes e comentar sobre eles, eu 
 também utilizo ela, você pode me seguir clicando aqui, mas eu sempre utilizei mais para logar os filmes que assisti do que fazer reviews desse longas,não faria sentido eu fazer reviews de filmes em uma rede social se eu tenho um BLOG SOBRE CINEMA, mas mesmo assim eu escrevi algumas críticas para alguns filmes lá, e como uma homenagem ao finado "Pequena Análises a grandes filmes (ou quase)" eu resolvi compilar alguns dos meus textos favoritos do letterboxd!!!

Eu apenas corrigi os erros de português deles, mas não retirei nenhuma opinião.


1-The Doll (1919)
The doll (1919), conta as desventuras de um jovem decadente que precisa se casar para herdar uma fortuna. Ele opta por comprar uma boneca notavelmente real e casar com ela, sem perceber que a boneca é na verdade a filha de carne e osso disfarçada do criador de fantoches.

Pode parecer meio estranho a princípio mas há um belo toque de fantasia que mistura o contos de fadas com os romances da época.

E a direção de arte faz isso muito bem, não apenas com os bonecos como todo o cenário e figurino, com objeto com tamanhos irreais e cavalos sendo na verdade dois homens em uma fantasia, mas o destaque do longa fica com a Ossi Oswalda, que está divertida e engraçada na personagem, uma pena que hoje em dia não falamos muito das atrizes cômicas do cinema mudo.

O romance é fofo e as cenas são estupidamente engraçadas e bem boladas e Ernst Lubitsch cria um romance muito divertido em um mundo lúdico, lindo e fofo.


2-La Strada (1954)
São as belas canções que ficam na memória, mas as tristes sinfonias também.

A vida de Gelsomina vira de cabeça para baixo quando a mãe a vende para Zampanò, artista independente de circo, Gelsomina se anima, ela acredita que irá aprender, ganhar dinheiro e ser feliz.

Mas não foi assim, Zampanò, que desde de já posso chamar de um dos maiores vilões do cinema, impede qualquer meio de felicidade dela, felicidade que para ela não era muito difícil de obter já que bastava cantar, vestir uma roupa nova ou conhecer um amigo para se sentir feliz, mas Zampanò interrompe a sua estrada para a felicidade.

E Gelsomina tinha como escapar daquela vida, no mínimo 3 vezes, mas como sua primeira fuga frustada apenas lhe rendeu mais sofrimento ela resolve se restabelecer naquele pobre infeliz e procurar a felicidade nele, mesmo que isso fosse impossível.
A estrada é traiçoeira com ela, a vida é traiçoeira com ela.
Mesmo que sua vida fosse uma triste sinfonia, ela tentou levar igual suas bela canções, cantadas ou tocadas com um trompete.
E foi as suas belas canções que ficaram.... mesmo que sua estrada fosse que nem a praia, que aparece no final do filme, solitário e desolador

3-Cruella (2021)

Não tão corajoso ou criativo como poderia ser, ele tem lances de tentar explicar características da personagem mas pelo fato deles ainda tentarem colocar a cruella como heroína fica meio broxante, ainda mais quando tentam explicar a aversão dela a dálmatas(e seu título de matadora de cachorros).

Bem menos criativo ou corajoso como poderia ser, pois é um blockbuster da Disney mas tem umas cenas inspiradas e a grande e maravilhosa Emma Thompson ajuda muito.


4-Supergirl (1984)
Com a leva dos filmes do superman e de filmes escolares fazendo sucesso, a idéia de juntar os dois em uma só obra é uma boa ideia....

No filme, Supergirl se disfarça de aluna de um internato escolar, para encontrar um artefato de energia alienígena que fará que seu mundo continue vivo, porém essa bola cai nas mãos da vilã e como ela não tinha o que fazer em uma tarde de sexta-feira ela resolve enfeitiçar o faz-tudo bonitão que ela conheceu para que ele se apaixone por ela, mas por uma confusão, o homem se apaixona pela Supergirl disfarçada, e bem, é esquisito já que o disfarce dela é de estudante do colegial, mas pelo menos ele estava enfeitaçado e não estava 100% Sã, não é atoa que quando ele volta ao normal ele se apaixona pela supergirl e não pelo disfarce dela (menos mal).

Meio estranho e triste que a primeira adptação da supergirl nos cinemas tinha sido focado mais em uma comédia romântica do que em uma aventura, pois os momentos de aventura são maneiros e são bem legais, tinha muito pontecial.

Mas não é horrível, tem cenas de aventuras legais e a idéia de uma superheroina no internato é interessante, faltava apenas lapidar um pouco e tirar as coisas mais bizarras....
                           ♦️

Esses são algumas das minhas críticas no letterboxd, não gosto e nem costumo muito a escrever nessa plataforma mas resolvi mostrar meus melhores (ou menos piores) textos, espero que tenham gostado.








Comentários

Mais visitados

Cats, Teatro, Tom Hooper e Realismo

Cats de 2019 é com certeza  um dos filmes que mais me marcaram, isso não significa exatamente que seja um bom longa, mas esse foi o filme em que acompanhei a produção, o marketing, lançamento e o reconhecimento de ser uma péssima obra, e realmente cats é tão icônico e bizarro que preciso fazer apenas mais um outro blog sobre ele, agora dando um pouco mais de ênfase na peça original. Cats é um musical que estreou em 1981 baseado nos poemas de Ts Eliot sobre gatos, a peça tinha músicas compostas por Andrew Llyod Webber e direção de Trevor Nunn, diretor da Shakespeare Theater que adicionou o mínimo de enredo para a peça e finalizou memory , música mais famosa da obra. *Trevor Nunn E a explosão de Cats foi simplesmente imensa e inesperada na época, hoje em dia nós conseguimos entender o apelo universal de cats, ela trazia as crianças para verem os gatos dançando e cantando de forma lúdica, trazia os adolescentes para verem o R um tum tugger com collant apertado e gatas sexys ( essa obr...

Sem tempo? Filmes curtos e bons para assistir agora

Hoje em dia a maioria dos blockbusters tem padrão de 2 horas de duração e há poucos anos atrás era de 1h e 30 minutos, porém para quem não tem tanto tempo para assistir esses filmes sempre existiam longas mais curtos, e é desses filmes que falarei hoje, nessa lista resolvi falar de filmes com menos de 1h e 30 minutos de duração (90 minutos), porém obviamente estarei dispensando os curtas metragens, que devem ganhar post próprio, e nessa coleção que fiz tem de tudo, da comédia ao terror, essas obras são curtas mas mostra que para contar boas histórias, pouco tempo não é problema. -Yes, God, Yes (2018- dir. Karen Maine ) O filme que me inspirou a fazer o post, Yes God Yes é um filme polêmico, engraçado e divertido, o roteiro criativo e bem curto da Karen Maine é muito bom, mas o destaque fica para Natalia Dyer, entregando uma ótima atuação de uma garota religiosa confusa sobre sexo, é um baita filme, mas que teve pouco destaque no ano que lançou, agora toda vez que as...

A Louca Trilogia de Slumber Party Massacre

De acordo com o portal Deadline, a produtora Shout! Studios está desenvolvendo um remake de Slumber Party Massacre, que irá estrear no canal de tv SyFy e será dirigido pela Danishka Esterhazy, famosa pelo terror "The Banana Splits" e rotetizado por  Suzanne Keilly que escreveu alguns episódios de Ash vs Evil Dead e Warrior Nun.  E com esse remake chegando, nada melhor do que falar sobre a trilogia original, lançada nos anos 80 e conhecido por ser um dos primeiros slashers produzido, dirigido e escrito por mulheres e a trilogia toda é assim, vamos analisar essa doida trilogia que deixou muito adolescente com pêlos nas mãos e coração na boca.( Caramba, isso saiu um pouco grosseiro). Slumber Party Massacre (1982) | dir. Amy Holden Jones A idéia de slumber party massacre era bem diferente do longa original, seria na verdade uma comédia satirizando slasher, mas para deixar o filme mais comercialmente rentável ele virou um slasher normal,...