Pular para o conteúdo principal

Agatha Christie: Do Pior Ao Melhor

Eu sou fanático pelos livros de Agatha Christie, ela é a minha escritora favorita e seus livros sempre me despertam atenção, e como está perto da estreia de morte no nilo com o Poirot de Kenneth Branagh, resolvi fazer um ranking dos melhores livros da Agatha, do pior ao melhor, claro que não li todos mas é uma lista que atualizarei conforme ao tempo.

Uma curiosidade minha é que eu já fiz essa lista em um blog abandonado que eu tinha sobre literatura policial, claro que com posições e comentários diferentes ( e eu não vou divulgar esse blog aqui pois eu escrevia muito mal mesmo)

Ps: Claro que não irei colocar suas novelas que ela escreveu com o pseudônimo de Mary Westmacott e nem seus "não ficção" .

-Portal Do Destino
Esse foi o único livro de Agatha Christie que eu larguei no meio pois eu achei ruim demais, Tommy e Tupence estão um saco nesse livro e simplesmente não decola a investigação, realmente uma pena pois tinha tudo para ser bom.

-UMA DOSE MORTAL
Primeiro romance do poirot que li e bem, nessa a investigação até ocorre ok e eu li até o final, mas acho muito fraco, principalmente por que Agatha força um plot twist meio estranho no meio da trama, mas ok, ninguém é perfeito.

-O Natal de Poirot
O natal de poirot é bem legal, um assasinato que acontece na festa mais famosa do ano por si só é uma idéia muito boa, agora com o poirot e em um caso de crime familiar só melhora as coisas.
A resolução do caso eu achei um pouco de trapaça da Agatha mas diferente dos acima não é forçado e você se supreende muito, uma boa alternativa para você ler no natal.


-Os Crimes ABC
Primeiramente, eu gosto do Hastings, acho ele um bom personagem para acompanhar poirot nas suas aventuras, por toda via ele não foi o melhor ajudante de poirot nos romances ( a enfermeira em Morte na Mesopotâmia é muito mais legal), porém ele tem um espaço no meu coração.
Provavelmente Os Crimes Abc é o único livro da qual o Poirot fica cara a cara com um mistério de Serial Killer, é bem legal.


-Morte No Nilo
Morte no nilo virará filme em 2020 e eu só tenho no que me animar, é um trama engenhoso e com suspeitos cativantes, lembro de ter lido quase todo em uma tacada só, vale a pena dar uma lida antes da estreia do filme.


O Misterioso caso de Styles
Crime familiar sempre foi algo que Agatha Christie gostava de escrever, e o misterioso caso de Styles, que é o primeiro livro dela, poirot já está na melhor forma e eu gosto do tom de humor que esse romance tem, um bom trama policial, com bons personagens.

Encontro com a morte
Esse livro é mais como se fosse um Drama de crime do que realmente uma investigação policial, mas é bem legal, é o último  que li da autora até agora, ele é fantástico e com a melhor lista de suspeitos, já que nesse romance você torce para que nenhum seja o culpado, além de eu gostar muito do seu final.

A Casa no penhasco 
Muito se acha que para fazer um romance com a qualidade das de Agatha Christie, é necessário apenas encher de suspeitos, mas esse livro mostra que não, além do número bem menor de supeitos que em outros livros( é no maximo 5 se não me engano), ainda sim é um livro de primeira, e a cada capítulo fica mais impressionante.


Assassinato no expresso do oriente 
Chegamos no famosinho da galera, pode ser para muitos um trama parado, porém a investigação é muito boa e tem um final incrível.

Convite para um homicídio 
Tenho uma história engraçada com Agatha Christie, os dois primeiros que li foram Uma Dose Mortal e Portal do Destino, que nessa lista estão nas piores posições, isso me fez desanimar com a autora, e dei mais uma última chance com Convite Para um Homicídio, QUE É FANTÁSTICO, é um livro da Miss Marple junto com um detetive (que aparece apenas nesse livro) e é muito bem feito e muito bom; leiam, é uma ordem


E não sobrou nenhum
Muito alto na lista? Não, ele merece, e não sobrou nenhum é simplesmente um dos mais engenhosos suspenses escrito pela Agatha, com uma grande listas de personagens icônicos e na qual torcemos por muitos deles, é um ótimo policial e com um icônico final.

Morte na Mesopotâmia
Bem vindos ao meu favorito da Agatha, pode não entrar em muitas listas de favoritos de outras pessoas, porém esse eu gosto muito, a enfermeira Amy Leatheran é a melhor personagem de única aparição e o mistério é muito envolvente, a localização é bem utilizada e gosto da maioria dos personagens, simplesmente incrível do começo ao fim.

Essa foi minha lista, gostaram? Sugestões? Os comentários estão abertos, se cuidem....



  



Comentários

Mais visitados

Cats, Teatro, Tom Hooper e Realismo

Cats de 2019 é com certeza  um dos filmes que mais me marcaram, isso não significa exatamente que seja um bom longa, mas esse foi o filme em que acompanhei a produção, o marketing, lançamento e o reconhecimento de ser uma péssima obra, e realmente cats é tão icônico e bizarro que preciso fazer apenas mais um outro blog sobre ele, agora dando um pouco mais de ênfase na peça original. Cats é um musical que estreou em 1981 baseado nos poemas de Ts Eliot sobre gatos, a peça tinha músicas compostas por Andrew Llyod Webber e direção de Trevor Nunn, diretor da Shakespeare Theater que adicionou o mínimo de enredo para a peça e finalizou memory , música mais famosa da obra. *Trevor Nunn E a explosão de Cats foi simplesmente imensa e inesperada na época, hoje em dia nós conseguimos entender o apelo universal de cats, ela trazia as crianças para verem os gatos dançando e cantando de forma lúdica, trazia os adolescentes para verem o R um tum tugger com collant apertado e gatas sexys ( essa obr...

Sem tempo? Filmes curtos e bons para assistir agora

Hoje em dia a maioria dos blockbusters tem padrão de 2 horas de duração e há poucos anos atrás era de 1h e 30 minutos, porém para quem não tem tanto tempo para assistir esses filmes sempre existiam longas mais curtos, e é desses filmes que falarei hoje, nessa lista resolvi falar de filmes com menos de 1h e 30 minutos de duração (90 minutos), porém obviamente estarei dispensando os curtas metragens, que devem ganhar post próprio, e nessa coleção que fiz tem de tudo, da comédia ao terror, essas obras são curtas mas mostra que para contar boas histórias, pouco tempo não é problema. -Yes, God, Yes (2018- dir. Karen Maine ) O filme que me inspirou a fazer o post, Yes God Yes é um filme polêmico, engraçado e divertido, o roteiro criativo e bem curto da Karen Maine é muito bom, mas o destaque fica para Natalia Dyer, entregando uma ótima atuação de uma garota religiosa confusa sobre sexo, é um baita filme, mas que teve pouco destaque no ano que lançou, agora toda vez que as...

A Louca Trilogia de Slumber Party Massacre

De acordo com o portal Deadline, a produtora Shout! Studios está desenvolvendo um remake de Slumber Party Massacre, que irá estrear no canal de tv SyFy e será dirigido pela Danishka Esterhazy, famosa pelo terror "The Banana Splits" e rotetizado por  Suzanne Keilly que escreveu alguns episódios de Ash vs Evil Dead e Warrior Nun.  E com esse remake chegando, nada melhor do que falar sobre a trilogia original, lançada nos anos 80 e conhecido por ser um dos primeiros slashers produzido, dirigido e escrito por mulheres e a trilogia toda é assim, vamos analisar essa doida trilogia que deixou muito adolescente com pêlos nas mãos e coração na boca.( Caramba, isso saiu um pouco grosseiro). Slumber Party Massacre (1982) | dir. Amy Holden Jones A idéia de slumber party massacre era bem diferente do longa original, seria na verdade uma comédia satirizando slasher, mas para deixar o filme mais comercialmente rentável ele virou um slasher normal,...