
mesmo que eles estejam aparecendo na tela e são desses anônimos que falaremos hoje.
-O primeiro Sherlock Holmes-
É interessante o fato de que primeira encarnação do sherlock holmes aos cinemas foi de um ator desconhecido, na época que o personagem ainda estava com direitos autorais e Conan Doyle vivo, lançado em 1900, Sherlock Holmes Baffled foi produzido para um mutoscópio, um dispositivo cinematográfico do cinema pré histórico.
Nesse pequeno curta, Sherlock Holmes é roubado por um ladrão que aparece e desaparece diante seus olhos (é só isso mesmo).
A única coisa que se sabe desse curta é que foi dirigido por Arthur W. Marvin,que já dirigia vários curtas para a produtora Biograph, mas os atores que intepretaram o ladrão e Sherlock Holmes continuam sem nomes.
Isso mesmo, o primeiro sherlock holmes do cinema é um mistério que nem Sherlock Holmes conseguiria resolver
-Vilão da Mcu-
Sim, um dos personagens da franquia mais lucrativa dos cinemas das últimas décadas tem personagens que foram atuados por anônimos, é o caso do vilão de Doutor Estranho, o Dormammu, nesse caso especial, o vilão é retratado por captura de movimento pelo ator que faz o doutor estranho, Benedict Cumberbatch, mas para a dublagem do personagem Cumberbatch teve sua voz combinada com a de outro ator britânico, esse não creditado, que o diretor Scott Derrickson apenas descreveu como tendo "uma voz muito profunda".
-AS CHINA GIRLS-
Na indústria cinematográfica, era necessário técnicas para calibrar e processar o filme para que ele tivesse uma qualidade na gravação e cor, e para isso eles tinham em cada começo de um rolo de filme uma imagem de uma mulher acompanhada por barras coloridas que aparecia por alguns quadros (normalmente um a quatro), assim era possível o cineasta e técnicos de laboratórios cinematográficos calibrar as cores para elas serem as mais realistas possiveis, essas mulheres eram chamadas de China Girls ou Leader Ladies.
Mas as identidades das China girls são desconhecidas na maioria dos casos. Elas não ganhavam qualquer crédito por isso, na maioria das vezes poderiam ser atrizes ou modelos e outras vezes poderiam ser apenas garotas que tinham parentescos com quem trabalhava nos laboratórios.
Desde 2011, um projeto reúne imagens de "China Girls", encontradas por funcionários de arquivos ou antigos técnicos de laboratórios que mantinham uma coleção pessoal. Imagens raras mostram homens, manequins e animais. As imagens que eu peguei para falar sobre elas no blog foi pelo Leader Ladies Project, e essas fotos podem ser vistas na sua página no instagram
-The Hairdresser (1905)-
No curta, uma moça de topless penteia o cabelo, faz um coque e depois coloca uma flor nele e se olha no espelho para ver como fica, enquanto sorri graciosamente algumas vezes para a câmera; mesmo sendo o primeiro filme adulto do cinema, ele é tão inofensivo que a nudez vira mais um toque artístico do que realmente algo pornográfico ou vulgar.
Não se conhece a modelo desse curta e nem quem dirigiu, mas é um curioso pedaço da história do cinema francês.
● ● ●
Mesmo sem conhecer o nome desses diretores, modelos e atrizes elas fizeram e fazem parte da história do cinema, se tornando uma importante peça para entender a sétima arte.
Comentários
Postar um comentário