Pular para o conteúdo principal

Os Desconhecidos do cinema

Muitos querem ser famosos e colocarem seu nome na história mas existem pessoas que fizeram parte da história do cinema e quem nem se quer sabemos os nomes deles
 mesmo que eles estejam aparecendo na  tela e são desses anônimos que falaremos hoje.

-O primeiro Sherlock Holmes-
É interessante o fato de que primeira encarnação do sherlock holmes aos cinemas foi de um ator desconhecido, na época que o personagem ainda estava com direitos autorais e Conan Doyle vivo, lançado em 1900, Sherlock Holmes Baffled foi produzido para um mutoscópio, um dispositivo cinematográfico do cinema pré histórico.
Nesse pequeno curta, Sherlock Holmes é roubado por um ladrão que aparece  e desaparece diante seus olhos (é só isso mesmo).
A única coisa que se sabe desse curta é que foi dirigido por Arthur W. Marvin,que já dirigia vários curtas para a produtora Biograph, mas os atores que intepretaram o ladrão e Sherlock Holmes continuam sem nomes.

Isso mesmo, o primeiro sherlock holmes do cinema é um mistério que nem Sherlock Holmes conseguiria resolver

-Vilão da Mcu-
Sim, um dos personagens da franquia mais lucrativa dos cinemas das últimas décadas tem personagens que foram atuados por anônimos, é o caso do vilão de Doutor Estranho, o Dormammu, nesse caso especial, o vilão é retratado por captura de movimento pelo ator que faz o doutor estranho, Benedict Cumberbatch, mas para a dublagem do personagem Cumberbatch teve sua voz combinada com a de outro ator britânico, esse não creditado, que o diretor Scott Derrickson apenas descreveu como tendo "uma voz muito profunda".

-AS CHINA GIRLS-
  [China girl do filme Hello Dolly (1969)]

Na indústria cinematográfica, era necessário técnicas para calibrar e processar o filme para que ele tivesse uma qualidade na gravação e cor, e para isso eles tinham em cada começo de um rolo de filme uma imagem de uma mulher acompanhada por barras coloridas que aparecia por alguns quadros (normalmente um a quatro), assim era possível o cineasta e técnicos de laboratórios cinematográficos calibrar as cores para elas serem as mais realistas possiveis, essas mulheres eram chamadas de China Girls ou Leader Ladies.

[China Girl do filme "the curse of werewolf(1961)"]

Mas as identidades das China girls são desconhecidas na maioria dos casos. Elas não ganhavam qualquer crédito por isso, na maioria das vezes poderiam ser atrizes ou modelos e outras vezes poderiam ser apenas garotas que tinham parentescos com quem trabalhava nos laboratórios.

Desde 2011, um projeto reúne imagens de "China Girls", encontradas por funcionários de arquivos ou antigos técnicos de laboratórios que mantinham uma coleção pessoal. Imagens raras mostram homens, manequins e animais. As imagens que eu peguei para falar sobre elas no blog foi pelo Leader Ladies Project, e essas fotos podem ser vistas na sua página no instagram 
[Modelo China girl para Far and away]


-The Hairdresser (1905)-
No curta, uma moça de topless penteia o cabelo, faz um coque e depois coloca uma flor nele e se olha no espelho para ver como fica, enquanto sorri graciosamente algumas vezes para a câmera; mesmo sendo o primeiro filme adulto do cinema, ele é tão inofensivo que a nudez vira mais um toque artístico do que realmente algo pornográfico ou vulgar.

Não se conhece a modelo desse curta e nem quem dirigiu, mas é um curioso pedaço da história do cinema francês.

                       ●    ●   ●

Mesmo sem conhecer o nome desses diretores, modelos e atrizes elas fizeram e fazem parte da história do cinema, se tornando uma importante peça para entender a sétima arte.

Comentários

Mais visitados

Cats, Teatro, Tom Hooper e Realismo

Cats de 2019 é com certeza  um dos filmes que mais me marcaram, isso não significa exatamente que seja um bom longa, mas esse foi o filme em que acompanhei a produção, o marketing, lançamento e o reconhecimento de ser uma péssima obra, e realmente cats é tão icônico e bizarro que preciso fazer apenas mais um outro blog sobre ele, agora dando um pouco mais de ênfase na peça original. Cats é um musical que estreou em 1981 baseado nos poemas de Ts Eliot sobre gatos, a peça tinha músicas compostas por Andrew Llyod Webber e direção de Trevor Nunn, diretor da Shakespeare Theater que adicionou o mínimo de enredo para a peça e finalizou memory , música mais famosa da obra. *Trevor Nunn E a explosão de Cats foi simplesmente imensa e inesperada na época, hoje em dia nós conseguimos entender o apelo universal de cats, ela trazia as crianças para verem os gatos dançando e cantando de forma lúdica, trazia os adolescentes para verem o R um tum tugger com collant apertado e gatas sexys ( essa obr...

Sem tempo? Filmes curtos e bons para assistir agora

Hoje em dia a maioria dos blockbusters tem padrão de 2 horas de duração e há poucos anos atrás era de 1h e 30 minutos, porém para quem não tem tanto tempo para assistir esses filmes sempre existiam longas mais curtos, e é desses filmes que falarei hoje, nessa lista resolvi falar de filmes com menos de 1h e 30 minutos de duração (90 minutos), porém obviamente estarei dispensando os curtas metragens, que devem ganhar post próprio, e nessa coleção que fiz tem de tudo, da comédia ao terror, essas obras são curtas mas mostra que para contar boas histórias, pouco tempo não é problema. -Yes, God, Yes (2018- dir. Karen Maine ) O filme que me inspirou a fazer o post, Yes God Yes é um filme polêmico, engraçado e divertido, o roteiro criativo e bem curto da Karen Maine é muito bom, mas o destaque fica para Natalia Dyer, entregando uma ótima atuação de uma garota religiosa confusa sobre sexo, é um baita filme, mas que teve pouco destaque no ano que lançou, agora toda vez que as...

A Louca Trilogia de Slumber Party Massacre

De acordo com o portal Deadline, a produtora Shout! Studios está desenvolvendo um remake de Slumber Party Massacre, que irá estrear no canal de tv SyFy e será dirigido pela Danishka Esterhazy, famosa pelo terror "The Banana Splits" e rotetizado por  Suzanne Keilly que escreveu alguns episódios de Ash vs Evil Dead e Warrior Nun.  E com esse remake chegando, nada melhor do que falar sobre a trilogia original, lançada nos anos 80 e conhecido por ser um dos primeiros slashers produzido, dirigido e escrito por mulheres e a trilogia toda é assim, vamos analisar essa doida trilogia que deixou muito adolescente com pêlos nas mãos e coração na boca.( Caramba, isso saiu um pouco grosseiro). Slumber Party Massacre (1982) | dir. Amy Holden Jones A idéia de slumber party massacre era bem diferente do longa original, seria na verdade uma comédia satirizando slasher, mas para deixar o filme mais comercialmente rentável ele virou um slasher normal,...