Pular para o conteúdo principal

Os Filmes perdidos na minha mente

Há algum tempo eu conversava com meus amigos sobre filmes e desenhos que eu já tinha assistido na tv e que me marcaram, cuja obras que eram apenas flashes na minha mente, depois da conversa eu fiz duas listas no letterboxd , um com filmes que eu tinha assistido na saudosa matinê cultura e outro sobre longas exibidos no cine família da Tv Aparecida (que já teve uma época cinematográfica muito interessante).

Pensando nisso, eu resolvi buscar  os filmes que estavam perdidos nos cantos mais profundos da minha mente, terá filmes que passaram na tv e alguns que tinha os dvds ou Vhs,(sim, eu já tive Vhs).

Eu não sou velho, então filmes de 2011 para baixo eu considero nostálgicos e eles fizeram parte da minha adolescência/infância, mas ainda vai ter muita coisa interessante para vocês.

1. Uma Cinderela Em Roma (2011) Dir.Christian Duguay
Título original: Cenerentola
Esse aqui eu assisti na Tv Aparecida, o canal católico não passava apenas filmes religiosos, mas eles tinham um catálogo cinematográfico bem interessante, passando por filmes de suspenses, dramas, romances e até filmes de monstros gigantes japonês!!
Mas o filme que ficou alocado na minha mente, com algumas cenas aleatórias e que lembro de ter gostado de assistir na infância foi "Uma Cinderela em roma", um longa italiano que conta a famosa história da gata borralheira nos moldes da Itália do século 21 e utilizando a arte de italiana como pano de fundo.

Pesquisando um pouco mais vi que na verdade ela se trata de uma Minisérie que foi compilado e que tem mais de 3 horas, provavelmente a tv aparecida passou em 2 partes como fez com o filme "Epopéia" que era longo também.

É bem interessante e vale dar uma olhada antes de assistir a versão que ninguém irá se importar depois de uma semana da Camilla Cabello.

2.Meu Amigo Bicho-Papão (1999)
Dir.Kenneth Johnson 
Título original: Don't Look Under the bed
Eu estudava pela tarde, então raramente assistia a sessão da tarde e o cinema em casa, porém nas raras vezes que assisti, o longa Meu Amigo Bicho-Papão ficou na minha mente, um dos principais motivos foi porquê eu ficava com medo da criatura, mas também achava a aventura maneira.

Os filmes televisivos antigos da disney sempre tiverem uma passagem meio que interessante no sbt, hoje em dia esse é um tipo de lote que fica na geladeira e que só está nos cantos mais obscuros de streamings.

Bem, nessa semana eu peguei o filme para reassistir e gostei demais!!! Era interessante ver a vibe provavelmente inspirada nas séries Clube do terror e goosebumps, porém não foi apenas isso que me chamou a atenção, Meu amigo é um bicho papão fala da passagem da infância para a adolescência e como traumas na infância podem acarretar para que isso ocorra mais cedo do que o normal e sobre medos, obviamente usando o Bicho-Papão e amigos imaginários para atingir esse objetivo.

Caso tenham o Disney+ assista, com certeza é bem melhor que ver filme da marvel feita nas coxas (cof cof). 

3-Xuxa e os Duendes (2001)
Dir. Paulo Sérgio de Almeida, Rogério Gomes e Márcio Vito (Sim,3 diretores) 
Mesmo nascido no século 21, em uma pequena parte da minha infância eu assisti muitos filmes em Vhs, foi antes dos Dvds players serem um aparelho realmente popular, então meus pais alugavam os vhs e tínhamos alguns outros em casa.

A coleção Magic English foi a que mais me marcou, mas por ser um material de vídeo-aula infantil não falarei aqui (quem sabe outro dia), mas sim desse bizarro filme que meus pais compraram para a família.

Xuxa e os duendes é péssimo!!!

Porém é um dos poucos vhs que tenho memórias de ter assistido várias vezes e provavelmente quando eu era uma criança eu achava um máximo, esse não envelheceu bem para mim...

Xuxa e os duendes é uma tentativa meio bizarra que a xuxa teve em voltar as suas origens que eram filmes de fantasia infantis, já que seus filmes mais recentes (recentes para o ano de 2000-2004) eram mais comédias infantis mas não apropriadamente fantasiosa.

É um pedaço bizarro da filmografia da rainha dos baixinhos e que eu tive o prazer de assistir em um velho reprodutor de Vhs.

4. João e o Pé de Feijão (1974)      Dir.Gisaburõ Sugii   
Titulo Original: Jack And the Beanstalk
A Saudosa matinê cultura, sessão de filmes da tv cultura tinha muita coisa interessante, mas para citar aqui eu escolho o anime de 1974 dirigido por Gusaburõ Sugii que adpta a história do João e o pé de feijão.

Divertido e incrivelmente assustador, ele também tem cenas incrivelmentes lindas e emocionantes, além de ser uma animação incrivelmente bela e com traços finos, lindos e inesquecíveis.

Ele tem um design interessante de personagens e o joão é um personagem mais fácil de se simpatizar do que com a versão da história que sempre ouvíamos (João invade a casa de uma pessoa, mata ela e rouba seu dinheiro, isso nunca me fez pensar nele como um bom protagonista.)

Agora basta torcer para a tv cultura voltar com essa sessão de cinema incrível que eles tinham, para mim fica a indicação.

5.A Prata Mágica (2009)
Dir.Julenatt i Blåfjell ; Katarina Launing.
Filmes natalinos sempre foram recorrentes na infância de todo mundo, porém eu sempre assisti os filmes mais famosos mesmo, uma das raras exceções é esse filme infantil natalino da Noruega.

É um filme aparentemente novo mas tipo, já fazem quase que 10 ou 12 anos que não assisto ele, então é apenas um monte de flashs desbalanceados e tem tempo o bastante para sentir um sentimento de real nostalgia.

Lembro de curtir a história e de ser um filme infantil bem lúdico e bonitinho de se assistir no natal, provavelmente ele funcione melhor com as crianças de países que se tem tradição em acreditar em duendes e Gnomos (já que o filme é baseado em várias lendas sobre esses seres), mas ele é bem mais interessante que o nacional que citei nessa lista e que fala sobre o mesmo tema .

Então caso procure um filme infantil mas quer sair do usual, escolha esse!!
                   ■■■■■■■■

Bem, foi muito interessante pesquisar e relembrar melhor desses longas, alguns são muitos difíceis de achar e outros estão bem acessíveis, então caso se interesse procure por eles e assista uns filmes fora do top 100 do imdb; até a próxima.


Comentários

Mais visitados

Cats, Teatro, Tom Hooper e Realismo

Cats de 2019 é com certeza  um dos filmes que mais me marcaram, isso não significa exatamente que seja um bom longa, mas esse foi o filme em que acompanhei a produção, o marketing, lançamento e o reconhecimento de ser uma péssima obra, e realmente cats é tão icônico e bizarro que preciso fazer apenas mais um outro blog sobre ele, agora dando um pouco mais de ênfase na peça original. Cats é um musical que estreou em 1981 baseado nos poemas de Ts Eliot sobre gatos, a peça tinha músicas compostas por Andrew Llyod Webber e direção de Trevor Nunn, diretor da Shakespeare Theater que adicionou o mínimo de enredo para a peça e finalizou memory , música mais famosa da obra. *Trevor Nunn E a explosão de Cats foi simplesmente imensa e inesperada na época, hoje em dia nós conseguimos entender o apelo universal de cats, ela trazia as crianças para verem os gatos dançando e cantando de forma lúdica, trazia os adolescentes para verem o R um tum tugger com collant apertado e gatas sexys ( essa obr...

Sem tempo? Filmes curtos e bons para assistir agora

Hoje em dia a maioria dos blockbusters tem padrão de 2 horas de duração e há poucos anos atrás era de 1h e 30 minutos, porém para quem não tem tanto tempo para assistir esses filmes sempre existiam longas mais curtos, e é desses filmes que falarei hoje, nessa lista resolvi falar de filmes com menos de 1h e 30 minutos de duração (90 minutos), porém obviamente estarei dispensando os curtas metragens, que devem ganhar post próprio, e nessa coleção que fiz tem de tudo, da comédia ao terror, essas obras são curtas mas mostra que para contar boas histórias, pouco tempo não é problema. -Yes, God, Yes (2018- dir. Karen Maine ) O filme que me inspirou a fazer o post, Yes God Yes é um filme polêmico, engraçado e divertido, o roteiro criativo e bem curto da Karen Maine é muito bom, mas o destaque fica para Natalia Dyer, entregando uma ótima atuação de uma garota religiosa confusa sobre sexo, é um baita filme, mas que teve pouco destaque no ano que lançou, agora toda vez que as...

A Louca Trilogia de Slumber Party Massacre

De acordo com o portal Deadline, a produtora Shout! Studios está desenvolvendo um remake de Slumber Party Massacre, que irá estrear no canal de tv SyFy e será dirigido pela Danishka Esterhazy, famosa pelo terror "The Banana Splits" e rotetizado por  Suzanne Keilly que escreveu alguns episódios de Ash vs Evil Dead e Warrior Nun.  E com esse remake chegando, nada melhor do que falar sobre a trilogia original, lançada nos anos 80 e conhecido por ser um dos primeiros slashers produzido, dirigido e escrito por mulheres e a trilogia toda é assim, vamos analisar essa doida trilogia que deixou muito adolescente com pêlos nas mãos e coração na boca.( Caramba, isso saiu um pouco grosseiro). Slumber Party Massacre (1982) | dir. Amy Holden Jones A idéia de slumber party massacre era bem diferente do longa original, seria na verdade uma comédia satirizando slasher, mas para deixar o filme mais comercialmente rentável ele virou um slasher normal,...