Nessa quarentena resolvi começar a ler Shakespeare, contudo comecei minhas leituras pelas suas comédias, que é para mim uma ótima forma de se iniciar no meio Shakesperiano, para assim se acostumar com a escrita da época e com os meios de roteiro dele que pode afastar alguns, com isso, já li duas de suas obras ( e pretendo ler mais), e quero enfim fazer a análise de uma delas, essa, uma não tão falada pelo público mas que eu gostei muito, hoje a análise será de AS YOU LIKE IT ( aqui no Brasil é "Como Gostais" ou "Do jeito que você gosta" e muitas outras traduções)
Sinopse : O Duque Frederico ameaça matar sua sobrinha Rosalind ao descobrir que ela está apaixonada por Orlando. Ela foge com a prima Celia para o bosque de Arden. Ali, com Rosalind disfarçada de homem, ela tenta descobrir informações sobre Orlando.
É curioso dizer que essa é a peça com a maior participação feminina de Shakespeare, a Rosalinda é a protagonista e ocupa a maior parte do enredo e diálogos, de acordo com minhas pesquisas no site Shakespearewords, ela tem 685 linhas de diálogo/monólogo, superando personagens masculinos famosos de Shakespeare como Romeu e Prospero; obviamente não é um livro feminista mas é bom observar isso.
Entre uma das coisas mais fáceis de ser notar na peça é que ela tem uma carga sexual forte, o que pode surpreender alguns que não estão acostumados e de certa forma, ela faz sentido para o humor da história sendo legal ver que até a Rosalinda faz essas piadas.
Bem, o enredo até que tem vários subplots mas o que prevalece é a trama de Rosalinda vestida de homem, totalmente divertida e perspicaz, é de longe a parte que tem os melhores diálogos e monólogos, com a minha cena preferida sendo o primeiro encontro de Rosalinda recém fantasiada com Orlando.
Para falar mais dos subplots, preciso também citar os personagens que estão nele:
Entre os personagens, a Celia é amorosa e engraçada e tem uma amizade muito interessante com a protagonista, podendo até soar muitas vezes como uma relação amorosa para alguns, mesmo que ela não tenha muito destaque na trama, é bom ter ela na história.
Orlando mesmo fazendo par romântico com a rosalinda, ele fica um pouco apagado da história, mas é um bom personagem e que torcemos para ele.
Já o Duque de Sênior e o Jaques são um bom contraste de um para o outro, mostrando a eterna guerra da melancolia e do ânimo.
O único personagem que realmente me irritou foi o Touchstone, que não é um alívio cômico engraçado e a trama dele é um pé no saco, sendo algo detestável de ver.
E diante de todos esses e mais outros personagens, temos a nossa heroína Rosalinda, espirituosa e animada, é o melhor de toda a trama e movimenta a história de uma maneira cômica e com diálogos afiados.
A peça ocorre na maior parte do tempo na floresta, é um ótimo lugar para uma comédia romântica, visto que é um lugar que exala paz, então caso você pense em dirigir ou já é diretor de teatro, fazer ao ar livre em um campo ou em um jardim botânico são ótimos lugares para montar esse espetáculo.
Do começo ao fim esse trama é divertido, há quem não goste de alguns pontos do final, mas eu acho ele agradável e que faz sentido para a obra, mesmo que tenha sim, algumas soluções que podemos considerar apressadas.
As You Like It, é uma história Espirituosa e divertida, uma boa maneira de conhecer Shakespeare, tanto nos livros como também assistindo uma peça ou filme.
Comentários
Postar um comentário